Análise de três falhas comunsna transmissão de engrenagens
(1) Erro de fabricação
Ao fabricar engrenagens, geralmente são gerados vários erros típicos, como excentricidade, erro de passo, erro de passo e erro de perfil do dente. Há muitas razões para esses erros, incluindo errosno movimento da máquina-ferramenta, errosnas ferramentas de corte, errosna instalação inadequada e depuração de ferramentas, peças de trabalho e sistemas de máquinas-ferramenta, erros em acessórios e deformação de engrenagens causada por tensão interna durante o tratamento térmico. . Quando esses errosnas engrenagens são grandes, podem causar interferência de microinérciana transmissão das engrenagens, causando impacto e vibração durante o engate das engrenagens, resultando em ruído significativo.
(2) Erro de montagem
Devido à tecnologia e aos métodos de montagem, geralmente ocorre um erro de montagem de "uma extremidade em contato e uma extremidade suspensa" ao montar as engrenagens; Desvio linear do eixo da engrenagem (coaxialidade, erro de centralização) e desequilíbrio da engrenagem, etc. Um contato final ou desvio linear do eixo da engrenagem pode causar carga irregularna engrenagem, resultandona sobrecarga de alguns dentes e causando desgaste precoce local e, em casos graves, até mesmo levando à fratura do dente. O desequilíbrio das engrenagens causará vibração e ruído de impacto.
(3) Falhas geradas durante a operação
1> Deformação plástica da superfície do dente. Quando o material da engrenagem é macio e transmite uma grande carga, é provável que ocorra deformação plástica da superfície do dente. Sob a ação do atrito excessivo entre as superfícies dos dentes, a tensão de contato entre as superfícies dos dentes excederá o limite de escoamento do material para resistência à compressão, e o material da superfície do dente entrará em um estado plástico, causando fluxo plástico do metal da superfície do dente. Resultandona formação de ranhuras côncavasna superfície do dente da engrenagem motriz perto da linha de passo, enquanto a superfície do dente da engrenagem acionada perto da linha de passo forma bordas convexas, causando danos ao perfil do dente. Às vezes, podem aparecer "rebarbas"na superfície do dente acionado de certos tipos de engrenagens. Em casos graves, o metal extrudado que preenche a lacuna superior pode causar vibração severa, até mesmo flexão ou quebra, afetando o engatenormal e a transmissão das engrenagens.
2> Fratura dos dentes da engrenagem. Durante a transmissão da engrenagem, a força exercida pela engrenagem motriz e a força de reação exercida pela engrenagem acionada atuam ambasnos dentes uma da outra através de pontos de contato. A situação mais perigosa é quando o ponto de contato está localizadona parte superior dos dentes em um determinado momento; Neste ponto, os dentes da engrenagem são como uma viga cantilever, e a tensão de flexão geradana raiz dos dentes da engrenagem após serem carregados é máxima. Se houver uma sobrecarga repentina ou sobrecarga de impacto, é fácil causar fratura por sobrecargana raiz dos dentes da engrenagem. Mesmo quenão haja condição de força de sobrecarga de impacto, o fenômeno de concentração de tensão alternada gerada pelos dentes da engrenagem sob carga alternada ainda está sujeito a trincas por fadiga; Expandindo-se gradualmente, causando fratura por fadiga dos dentes da engrenagemna raiz do dente. Além disso, devido a erros de fabricação e instalação, danos causados por trincas de têmpera, trincas de retificação e afinamento excessivo da espessura do dente após desgaste severo, fraturas também podem ocorrer em qualquer parte dos dentes da engrenagem.
3> Fadiga da superfície dentária. O então-chamada fadiga da superfície do dente inclui principalmente corrosão e descamação da superfície do dente. A principal causa da corrosão por pite são as microfissuras por fadiga causadas pela tensão de contato pulsantena superfície de trabalho dos dentes da engrenagem. Quando o óleo lubrificante entrana zona de fissura superficial, a entrada é primeiro fechada e depois comprimida durante o processo de malha. O óleo lubrificantena zona de trinca por microfadiga faz com que a área de trincana superfície do dente se expanda sob alta pressão, resultandono desprendimento de partículas metálicas superficiais da superfície do dente, deixando pequenas covas e formando corrosãona superfície do dente. Quando as rachaduras por fadigana superfície dos dentes da engrenagem continuam a se propagar mais profundamente e mais longe, ou fazem com que uma série de pequenos buracos falhem e se conectem, resultando em grandes áreas ou grandes pedaços de descolamento, formando-se descamação da superfície do dente.
4> Desgaste ou arranhõesna superfície do dente. O deslizamento relativo dos dentes da engrenagem durante a transmissão engatada, juntamente com lubrificação deficiente, óleo lubrificante impuro, óleo lubrificante deteriorado, baixo-sobrecarga de velocidade ou baixa qualidade do tratamento térmico podem causar desgaste adesivo, desgaste abrasivo, desgaste por corrosão e arranhõesna superfície do dente da engrenagem.
Para falhas que ocorrem durante a transmissão das engrenagens, uma análise abrangente deve ser conduzida a partir desses três pontos para identificar a causa raiz do problema. A produção de engrenagens exige alta precisãonos valoresnuméricos, e mesmo um pequeno erro pode fazer com que a engrenagem seja produzida comonão qualificada e sucateada, causando prejuízos. Portanto, ao produzir engrenagens, os colaboradores devem estar totalmente focados para reduzir erros desnecessários.